TV RÁDIO
Buscar

CBF deu Copa América ao Chile em troca de cargo na Fifa

Autor(a): Galáticos Online em 24 de Março de 2012 15:55

A decisão da CBF de ceder ao Chile o direito de receber a Copa América de 2015 fez parte da costura política para levar ao Comitê Executivo da Fifa Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista, informa o Blog do Perrone.
 
Segundo o colunista do UOL, o assunto já havia sido discutido antes de Ricardo Teixeira deixar a CBF, mas voltou à tona após o vice-presidente da Região Sudeste, José Maria Marin, assumir o cargo.
 
Marin queria Del Nero na Fifa. O primeiro, que já foi ex-governador de São Paulo, é um declarado são-paulino; o segundo, já foi presidente e diretor do Palmeiras. 
 
Segundo Perrone, o Brasil cedeu a Copa América ao Chile porque os chilenos que participam do Comitê da Conmebol ameaçavam apoiar um candidato do Uruguai ao cargo pleiteado pelo Brasil na Fifa. "Ao assegurar a Copa América em seu país, o Chile desistiu da Operação Uruguaio, possibilitando a indicação de Del Nero sem traumas", disse Perrone.
 
A alegação da CBF é a de que será melhor para o Brasil receber a competição apenas em 2019. Isso evitará que o Campeonato Brasileiro seja afetado seguidamente, já que ele será prejudicado pela Copa de 2014 e sofreria alterações para o torneio sul-americano.
 
O problema é que a falta de um torneio internacional no ano subsequente à Copa pode abreviar a sobrevida de alguns "elefantes brancos" construídos para a Copa, como os estádios de Manaus, Brasília e Cuiabá, onde, sabidamente, não há tradição futebolística ou grandes públicos que sustentem estes estádios.

Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade