TV RÁDIO
Buscar

Roberto Carlos sofre racismo na Rússia e empresário pode recorrer à Fi

Autor(a): Globo.com em 22 de Março de 2011 23:45

O racismo da torcida do Zenit contra Roberto Carlos não deve passar impune. Fabiano Farah, empresário do lateral-esquerdo do Anzhi, afirmou ao GLOBOESPORTE.COM nesta terça-feira que irá analisar as imagens e que poderá relatar o caso à Fifa e à Uefa se chegar à conclusão que o jogador realmente foi vítima de ofensas.

O jornal russo "Sport 812" publicou nesta terça a foto de um torcedor exibindo uma banana para Roberto Carlos antes da vitória do Zenit por 2 a 0 sobre o Anzhi, segunda. Farah afirmou que não conseguiu contato com o lateral após o incidente, mas que já está providenciando uma solução para o problema.

Para o empresário, a Rússia deveria dar exemplo agora por estar no centro das atenções do esporte internacional: vai receber as próximas Olimpíadas de inverno, a Fórmula 1 a partir de 2014 e a Copa do Mundo de 2018.

- Vamos analisar as imagens e apurar os fatos. Se realmente isso aconteceu, é um fato lamentável. O Roberto Carlos é a maior contratação da história do futebol do país. Hoje, a Rússia é, ao lado do Brasil, a maior plataforma do esporte mundial, pois vai receber as Olimpíadas de inverno e o Grande Prêmio de Fórmula em 2014, além da Copa do Mundo de 2018, enquanto o Brasil já tem GP de Fórmula 1 e vai ter a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Além disso, a Rússia faz parte do BRIC, ao lado de Brasil, China e Índia. Não pode ter esse tipo de atitude e ficar imune. Se aconteceu o racismo, nós vamos escrever uma carta para a Uefa e para a Fifa relatando - disse Farah, por telefone.

Após os incidentes, a Federação de Futebol da Rússia divulgou que também vai analisar os fatos e que o Zenit deverá ser punido apenas com uma multa por causa da atitude da torcida na partida. Esta não é a primeira vez que o clube de São Petersburgo se envolve em confusão por causa de racismo. Ex-técnico do time, o holandês Dick Advocaat chegou a afirmar que não pedia a contratação de negros para não criar problema com os torcedores. Em março de 2008, fãs da equipe chamaram jogadores do Olympique de Marselha de macacos durante um confronto pela Copa da Uefa (atual Liga Europa), e a entidade europeia cogitou eliminar o clube da competição, mas acabou aplicando apenas uma multa.


 


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade