TV RÁDIO
Buscar

Advogado explica reunião que pode selar afastamento de Paulo Carneiro da presidência do Vitória

Autor(a): Redação Galáticos Online em 20 de Agosto de 2021 21:15
Foto: Maurícia a Matta / EC Vitória - Thiago Pereira

A Comissão de Ética do Conselho Deliberativo do Vitória está sob os holofotes. O colegiado terá papel fundamental na Reunião Extraordinária do órgão marcada para a próxima segunda-feira (23). Na ocasião, está prevista a apresentação, pela comissão, de um relatório sobre a gestão do presidente Paulo Carneiro, e existe nos bastidores umas perspectiva de que o parecer possa indicar o afastamento do dirigente ou até do vice-presidente também.

Para deixar a torcida rubro-negra o mais entendida possível sobre o assunto, o apresentador do programa Nação Rubro-Negra,  Anderson Matos, convidou o advogado Bruno Torres, sócio-torcedor do Leão, para explicar o que irá acontecer na próxima segunda-feira (23).

Ele iniciou explicando sobre os motivos que imipulsionaram a reunião: "Havia sido pautada no Conselho Deliberativo, algumas denuncias que haviam sido formalizadas pelo presidente do Conselho Fiscal, Jaílson Vitória, por conta da ausência de documentos fiscais... estas denúncias são pretéritas à reunião e foram acometidas à comissão de ética. Elas serão analisadas pelo CD, que deverá se posicionar sobre um eventual afastamento ou não de Paulo Carneiro".

Questionado sobre a possibilidade da reunião não acontecer, ele se mostrou confiante que isso não ocorrerá pois ela é pautada no prazo estatutário do clube.

"Acho muito difícil não ocorrer do ponto de vista jurídico, pois está dentro do prazo estatutário. Agora, a certeza que tenho é que ela vai ser judicializada, pois Paulo Carneiro pode tentar levar para Justiça, o que não quer dizer que ele terá êxito. Isso porque, por mais que ele não tenha mais nenhum clima para continuar comandando o Vitória, ele não quer largar mão do poder", falou.

Apesar de toda instabilidade, o Vitória ainda disputa a Série B do Campeonato Brasileiro e atualmente luta contra o rebaixamento. O que será que pode acontecer após o possível afastamento do presidente do clube? Quem assumiria o Conselho Diretor interinamente? Bruno analisou três hipóteses: 

"Esse clima de crise sem precedente na história do Vitória gera um ceticismo por parte  de todos, mas temos que analisar dois aspectos. Primeiro; ele está sendo dirigido para o presidente do conselho diretor e também para o vice. Se as denúncias atingirem os dois, e eles venham a ser afastados, o presidente do CD terá que assumir o comando do clube. O segundo cenário seria a extensão do parecer ser apenas sobre o Paulo Carneiro, nesse caso o vice assumiria de forma interina a presidência do clube. Uma terceira hipótese, que acho muito improvável, seria o não acatamento. Mas como Paulo não tem o apoio de 10% do CD hoje em dia, não creio que isso possa vir a ocorrer", explicou.

Bruno ainda ressaltou que o Conselho Deliberativo não tem o poder de destituição do presidente do clube, mas que se houver um afastamento, uma Assembléia Geral Extraordinária pode ser convocada para os sócio poderem votar a destituição definitiva de Paulo Carneiro: "O CD não tem como destituir, mas pode afastar o presidente do Conselho Diretor. Caso ocorra o afastamento, poderá ser convocada uma AGE para ser votada uma possível destituição definitiva".

Por fim, ele deixou sua opinião e crê que para o Vitória sair dessa total instabilidade implantada no clube, a saída de Paulo Carneiro é extremamente necessária: "Não vejo uma saída do Vitória dessa crise sem que haja um afastamento total do atual presidente Paulo Carneiro". 

 

 


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade