TV RÁDIO
Buscar

FBF forma ex-atletas em delegados técnicos e financeiros

Autor(a): Redação Galáticos Online em 19 de Janeiro de 2012 20:00

Depois de muita teoria nos primeiros dias de curso para formação de delegados técnicos e financeiros da Federação Bahiana de Futebol (FBF), ex-atletas e ex-árbitros enfim colocaram a máquina calculadora para funcionar nos dias subsequentes e preencheram inúmeras súmulas para aprender porcentagens simples e ter o poder do desenvolvimento nos gramados.
 
Para Luis Alberto Becco, delegado financeiro e professor que ministrou o curso, o aproveitamento dos 18 integrantes desta primeira turma foi mais que satisfatória. O curso objetivou a introdução e explicação detalhada das súmulas para os candidatos.  “Além de cálculos matemáticos, observou-se o interesse dos alunos em buscar novos desafios. Todos tiveram facilidade” completou sentindo-se feliz. 
 
A FBF tem o pensamento de realizar outros cursos preparatórios ainda este ano, para fornecer qualificação nos campeonatos regionais e nacionais, além de pensar já na Copa das Confederações e Copa do Mundo, em 2013 e 2014, respectivamente. O grande atrativo é conhecer e entender os estatutos do futebol e agir de forma conciliadora  dentro de campo.
 
Segundo o presidente da entidade máxima do futebol baiano, Ednaldo Rodrigues, valorizar os ex-atletas é uma questão de fundamental importância, pois é dar oportunidades de requalificação e reestruturação técnica a aqueles que fizeram sucesso em décadas anteriores. “A FBF está aberta para possíveis ajudas e contribuir com um quadro instrutivo para absorção de mão-de-obra qualificada”.
 
Por fim, Hugo Aparecido, superintendente do AGAP-BA, agradeceu o apoio total da FBF por sair na frente com palestras, discussões e mesas redondas. “O mercado de trabalho precisa de agregadores com qualificação e com esses três dias de trabalho específico, o jogador tem uma profissão a mais” finaliza. 
 
Delegado Técnico
 
O delegado técnico faz a vistoria de toda a parte “mecânica” de um jogo. A primeira coisa a ser verificada ao chegar ao local é a segurança, o número de oficiais presentes. Depois, deve-se checar as dependências do estádio (vestiário de visitantes, vestiário da arbitragem), assim como as condições do campo de jogo, para ver se tem algo que vai de encontro às regulamentações da federação.
 
Estando tudo OK, ele aguarda a chegada dos árbitros e dos clubes. Posteriormente, conversa com o juiz para saber quais os possíveis problemas verificados por ele (invasões de campo e insultos, por exemplo).
 
Delegado Financeiro
 
A este cabe lidar com tudo que envolve rendas e despesas da partida: contagem, venda e distribuição dos ingressos; taxas, tributos e impostos; pagamento da arbitragem e quadro móvel, etc. O delegado financeiro cuida também das portarias internas, do campo e do vestiário. Ele é responsável por apresentar a renda à Associação Baiana de Cronistas Desportivos (ABCD).
 
Para Becco, é essencial conhecer bem essas duas subclasses, pois em jogos no interior, por exemplo, pode faltar um delegado técnico, nesse caso caberia ao delegado financeiro suprir essa função para o andamento da partida.
 
A FBF tem 7 delegados financeiros. “Já os técnicos é difícil precisar a quantidade, porque são vários que às vezes são do local lá do interior”, diz Becco.
 
Segundo o delegado, tudo ocorreu bem no curso, que hoje foi mais voltado para a parte teórica que prática (esta só no final).
 
“Reforçamos bem a teoria porque na cabeça deles, ainda são jogadores. Como eu falei para eles, não se deixa de lado o nome, o passado, o que se alcançou”, ponderou. “O que não pode é permitir que isso atrapalhe o futuro, pois os papéis agora são trocados e as responsabilidades são outras. O jogador defende o clube, que o paga. Aqui tem de defender o conjunto todo, a partida, e responder à Federação”.
 
Entre os ex-atletas que participaram do curso estão Osni Lopes (o Osni) e Elcio Nogueira da Silva (o Sapatão).

*Informações do site da FBF
 
 
 

Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade