TV RÁDIO
Buscar

Irmão de Danilo é destaque nas categorias de base do Bahia, e clube tenta não repetir mesmo erro

Autor(a): Redação Galáticos Online em 15 de Maio de 2022 11:30
Foto: Divulgação/ECB

Equanto o filho mais velho de seu Lourival [Danilo do Palmeiras] foi convocado pelo técnico Tite para participar dos amistosos em junho, o filho caçula da família se prepara para seguir no mesmo caminho: Jonatan, de 10 anos, é destaque da equipe sub-11 do Bahia.

Jonatan foi artilheiro da DaniCup, competição internacional disputada em abril em Salvador. O Bahia ficou apenas em quarto lugar, mas o irmão de Danilo foi o artilheiro da competição, com 14 gols. Mais do que uma promessa, Jonatan é visto no clube tricolor como a oportunidade de reparar um erro que causou um prejuízo milionário.

Ao dispensar o volante Danilo em 2017, o Bahia perdeu a chance de negociar diretamente a transferência para o Palmeiras e também abriu mão do direito de clube formador do jogador, que garante 5% do valor de qualquer transação futura. Este direito pertence agora ao Palmeiras, que ainda detém 80% dos direitos federativos dele. Os 20% restantes estão sob o controle do FC Cajazeiras, clube de propriedade do empresário Marcos Antônio Novais, mais conhecido na Bahia pela alcunha de Manassés, nome bíblico da instituição social que atua no tratamento de dependentes químicos e também com o qual elegeu-se deputado estadual em 2014 e perdeu a eleição para deputado federal em 2018. 

“A verdade é que o Danilo tinha sido dispensado pelo Bahia e pela Jacuipense e estava treinando no nosso projeto social. Meu filho Igor viu, gostou, me indicou, eu aprovei e a partir daí nós fizemos um trabalho individualizado com ele de preparação física, psicológica e nutricional. Só depois que ele estava pronto a gente levou para o João Paulo Sampaio (coordenador da base do Palmeiras). Ele foi aprovado na hora", comentou Manassés ao Portal Uol Esportes.

Danilo passou dois oito aos 16 anos no Bahia. Segundo o pai de Danilo, a dispensa ocorreu no início do ano de 2017 e foi comunicada por telefone pelo técnico da equipe Sub-15, Luciano Moura. "Ele me ligou e disse apenas que o Danilo estava na lista de dispensas e que a decisão tinha vindo de cima. Depois de uns meses, foi trabalhar no Vitória, procurou a gente, mas nem eu nem o Danilo quisemos conversa com ele", relatou.

Para evitar repetir com Jonatan o erro cometido com Danilo, o atual coordenador de base do clube, Daniel Brugni, disse que o Bahia confia na boa relação com a família do jogador. Ele acredita que o parentesco famoso "ajuda no aprendizado de Jonatan", mas admite que também pode atrair, além da atenção, o assédio de clubes e de empresários que aproveitam o fato de a legislação proibir qualquer tipo de vínculo formal entre clube e atleta antes dos 16 anos de idade. "O Bahia tem o selo de clube formador da CBF e participa do Movimento dos Clubes Formadores que tem regras que punem esse tipo de assédio", afirmou.

Lourival Oliveira é torcedor do Bahia e revelou que seu filho caçula já despertou o interesse do Santos, do Flamengo e do próprio Palmeiras, mas que seu time de coração não precisa se preocupar. Pelo menos por enquanto. "Tá muito cedo. O Danilo saiu de casa com 16 e o Jonatan vai ficar com a gente pelo menos até os 15 anos", comentou.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade