TV RÁDIO
Buscar

João Havelange pede renúncia do COI

Autor(a): Redação Bocão News em 04 de Dezembro de 2011 17:11

João Havelange, um dos cartolas mais poderosos do mundo, deixou o Comitê Olímpico Internacional (COI). Suspeitas de corrupção fizeram com que terminasse quase meio século de influência do brasileiro na cúpula do esporte. Nesta semana, a entidade tomaria uma decisão sobre Havelange, diante da investigação conduzida por seu comitê de ética. Para evitar ser condenado e expulso da organização, Havelange optou por enviar uma carta anunciando que estava se retirando de suas funções por 'problemas de saúde'.

O caso terá repercussão direta sobre o futuro de Ricardo Teixeira na Fifa, já que a investigação de suspeitas se refere não apenas a Havelange, mas também ao presidente da CBF. Ao pedir sua demissão por motivos de saúde, Havelange consegue assim evitar o pior: ficar manchado com a constatação pública de corrupção nos anos em que ele comandou a Fifa com braço de ferro.

Há seis meses, o 'Estado' revelou com exclusividade que o COI havia aberto investigações em torno de ex-homem forte do futebol mundial por conta de alegações de corrupção. O que pesa sobre Havelange é justamente o caso envolvendo a ISL, empresa que vendia direitos de TV da Fifa. Um tribunal suíço concluiu, segundo a rede 'BBC', que Havelange seria um dos que se beneficiavam do pacote. A propina chegaria a 6 milhões de libras esterlinas, segundo os britânicos. A revelação das informações obrigou o COI a abrir um processo, que inclui também o africano Issa Hayatou, vice-presidente da Fifa e também membro do COI.

Informação do Estadão


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade