TV RÁDIO
Buscar

Sucesso na base faz Bahia planejar mais 'pratas da casa' em

Autor(a): Uol Esportes em 01 de Julho de 2011 10:00

Logo que assumiu a presidência do Bahia, no final de 2008, Marcelo Guimarães Filho convidou Newton Mota para comandar as divisões de base do clube. E este trabalho vem rendendo títulos, novas promessas e convocações para as seleções do Brasil. Em dois anos e meio, a base tricolor conquistou 25 títulos, divididos entre locais, estaduais, nacionais e até internacionais.

“Remontamos todas as nossas equipes e os resultados estão vindo muito rapidamente. Tenho que agradecer ao esforço de todo nosso grupo de trabalho, a confiança da diretoria e o incentivo incondicional do presidente Marcelo Guimarães Filho, que nos apoia para desempenharmos o melhor papel possível nas competições”, disse Mota.

No último final da semana, o time sub-20 comandado por Laelson Lopes sagrou-se campeã do Torneio Ângelo Dossena, em uma irretocável campanha de cinco vitórias em cinco jogos, superando até mesmo o Milan (ITA) e ficando ainda com o melhor ataque (14) e a melhor defesa (2). Esse desempenho levou o meia Fábio à seleção brasileira sub-20, que conquistou a Copa Internacional do Mediterrâneo, disputada em Barcelona, inclusive com um gol seu na grande decisão.

Além dos títulos, o time júnior do Bahia, bicampeão estadual em 2010, iniciou o ano de 2011 com a melhor campanha da história de um clube do Nordeste em uma edição da Copa São Paulo, chegando à final contra o Flamengo e ficando com o segundo lugar. O presidente Marcelo Guimarães Filho comemora o sucesso da base.

 

“A base é o futuro do Bahia e espero que muitos destes jovens jogadores estejam defendendo a equipe profissional em breve. Estou muito satisfeito com os títulos e vamos fazer cada vez mais, trabalhando em conjunto com Mota, Valeriano Santiago [vice-presidente de Esportes Amadores] e todos os funcionários”, comentou o dirigente.

“Na verdade, o que procuramos fazer foi criar uma política de base, algo que não existia no Bahia. Seja com metas, com melhorias na estrutura, com a contratação de grandes profissionais, estamos colocando o trabalho de base como uma das prioridades do clube. E os resultados mostram que estamos no caminho certo”, completou Marcelo.

O aproveitamento da base no time principal
 

Do elenco principal, oito jogadores são revelados na base: o goleiro Omar, o lateral Ávine, o volante Marcone, os meias Magno e Maurício e os atacantes Gabriel, Rafael e Maranhão. Destes, porém, apenas Ávine e Marcone são titulares absolutos do time que mais agrada o técnico René Simões, apesar de Gabriel e Maranhão serem constantemente aproveitados pelo treinador (ambos jogaram contra o Corinthians, o primeiro como titular).

E a meta é colocar cada vez mais ‘pratas da casa’ no elenco principal. “Nós criamos um planejamento e estamos trabalhando em cima dele para que, anualmente, nosso elenco possua, pelo menos, 15 atletas vindos da base. Para este ano, em que retornamos à Série A, optamos por um elenco um pouco mais experiente, até para dar mais sustentação aos jovens atletas. Mas, para o próximo ano já pretendemos cumprir esta meta”, garantiu o presidente.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade