TV RÁDIO
Buscar

Questionamento sobre o público no Barradão

por Alessandro Granda Gebim em 29 de Julho de 2009 20:31

Muito se tem questionado quanto a presença do torcedor rubro negro no seu Master Coliseu Manoel Barradas.

 

O primeiro aspecto a ser considerado é a comparação com a torcida rival (tão presente, porém até  hoje o clube não correspondeu a essa fidelidade com um estádio para mandar seus jogos).

 

Outro fator presente, porém menos comentado é que essa mesma torcida ao longo dos anos vem apoiando irrefletidamente todo e qualquer elenco que veste a camisa do seu clube. O resultado disso? A maior vergonha da sua história o qual vem a cada ano passando por humilhações nunca antes imaginadas.  Perderam a hegemonia do futebol regional, mantém uma cadeira cativa na série B e ano após ano vem reduzindo suas cotas de TV e aumentando o endividamento do clube. 

 

É lógico que essa torcida jamais imaginaria que chegasse a esse ponto, mas sempre lotando o estádio a diretoria seguia em frente com times questionáveis.

 

Pelo lado rubro negro o torcedor do Vitória sempre foi mais crítico, às vezes até exagerado demais. Mas nunca foi de apoiar e dar Ibope para times limitados e perdedores. Quando a coisa não iam bem nas 4 linhas, o torcedor não prestigiava nas arquibancadas.

 

Outro aspecto pouco comentado atualmente é que carregamos um histórico questionável da última administração no período de 1986 a 2005. Uma prova disso são as dificuldades que a atual gestão tem tido para gerir as contas do clube. Fora de campo tínhamos venda prematura de jogadores, situações de bastidores nem sempre bem esclarecidas o qual comprometia a atuação do time em campo.

 

Além disso, não vou analisar situações dogmáticas sobre o assunto o qual é conhecimento de todos:

 

Problemas no acesso e transporte ao Barradão, isso é fato; Alto índice de desemprego em nossa cidade, um dos maiores do Brasil, jogos quinta e domingo não é todo mundo que pode acompanhar; Falta de segurança nos arredores do estádio.

 

Uma cidade como Salvador escolhida como sede da copa do mundo já está dando seu atestado de incompetência nessas áreas e muita coisa tem que melhorar tanto no Barradão como no Pituaçu para dar conforto e segurança ao torcedor.

 

A campanha rubro negra é digna de um maior público? sem sombra de dúvida. O ingresso de R$ 30,00, R$ 40,00 é exorbitante?  talvez para alguns não. Mas para a realidade de nossa cidade foge do orçamento do torcedor. 

 

Antes de se exigir a presença do torcedor no estádio todos que fazem o futebol: clube, prefeitura, governo do estado, polícia militar, órgãos reguladores do trânsito deve cumprir o seu papel e dar segurança e conforto a sua excelência o torcedor. 

 

Porque não utilizar a guarda municipal para auxiliar no combate a violência e proteção nos estacionamentos do estádio??? Porque a prefeitura juntamente com o governo do estado definitivamente não resolve esse problema conhecido de falta de segurança no Barradão??? A quem interessa manchar o espetáculo e tirar o público dessa importante opção de lazer???

 

Alguns conscientes torcedores do lado tricolor já começam a rever seus conceitos e o apoio irrestrito a jogadores medíocres tem mantido o time da série B. Começam a avaliar a até que ponto vale a pena prestigiar tais contratações.

 

Do lado rubro negro continuamos numa crescente. Até pouco tempo atrás a média de público girava em torno de 3.000 torcedores no estádio, hoje é 12.000. O torcedor fidelidade era pouco mais de 3.000 hoje é quase 7.000. Falta melhorar muita coisa dentro e fora de campo. Um orçamento mais equilibrado, receitas alternativas e um melhor planejamento (dinheiro em caixa) para montar um plantel para todo o campeonato, mas comparando o modelo das duas gestões o Vitória está no caminho certo e a reconstrução do rubro negro segue a passos largos, pois um dia ousaram tentar destruir tudo aquilo que foi construído, mas o Vitória é muito maior do que gestores, empresários ou engenheiros.   

 

Alessandro Granda Gebim

Bairro - Portão - Lauro de Freitas 

E-mail - [email protected]


Whatsapp

Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade