TV RÁDIO
Buscar

Processo de 'apequenamento' do Bahia

por Jorge Pires em 22 de Setembro de 2009 17:31

Longe de mim querer ser articulista, mas acho que devo expressar minha opinião neste momento dificílimo em que passa o nosso querido Esporte Clube Bahia.

 

Há mais de dez anos, o nosso ECB vem sofrendo um processo de APEQUENAMENTO, no cenário esportivo brasileiro, visto que nestes tempos, os "eternos donos" do nosso Clube jamais pensaram no mesmo como um grande Clube brasileiro, e sim de como tirar vantagens para o próprio benefício em detrimento do engrandecimento do tricolor.

 

Senão vejamos:

 

Após sermos bi campeões brasileiros (1988-1989), na época, ao invés do Clube fazer uma viagem pela Europa ou similar, para que ficássemos mais conhecidos pelo mundo afora, contentou-se na época, dirigido pelo dono-mor, em fazer alguns amistosos no interior da Bahia, para angariar votos e apoios políticos para se e seus correligionários (e quem o apoiava).  Mas de nada adiantou, pois perdeu as eleições e teve que ser "alocado" para um destes "empregos" que ficam vitalícios, sem nenhuma competência para tal.

 

Daí, em diante, já devidamente instalado no sue excelente emprego vitalício, e com salários de altíssimo nível, comandou o nosso querido Bahia, colocando na direção do mesmo, ao seu bel prazer e que fosse totalmente leal a seus propósitos  pessoas sem a mínima condição de sequer dirigir uma banca de lanches (com todo respeito aos mesmos ), quanto mais um Clube da grandiosidade do ECB.

 

E os anos foram passando, e a cada eleição, mais uma encenação circense, aonde o "conselho" de  "abnegados" ao dono-mor, sempre, escolhiam o indicado pelo mesmo.

 

Já não agüentando mais com tanta incompetência e insensatez, fizemos, todos juntos, com os mais diversos seguimentos da grande torcida tricolor aquela passeata, que juntamente com o apoio da Radio Metrópole - Mario Kertezs - a maior passeata já vista no futebol brasileiro, sob o slogan de "devolvam meu Bahia" e "diretas já", passeata esta que fez com que algo mudasse nos rumos do tricolor. Só que não conseguimos a tão almejada mudança dos estatutos que regem nosso querido Clube, com a eleição direta para Presidente.

 

Assume, em dezembro de 2008, após  uma catastrófica administração da ultima gestão - ainda colocado pelo dono-mor - Marcelo Guimarães Filho, rapaz jovem, deputado federal, cheio de novas idéias, prometendo mudar completamente o destino do nosso Clube, através da aprovação dos novos estatutos, com eleições diretas, planejamento na área administrativa, obras no Fazendão, etc, etc, etc.

Contrata Paulo Carneiro, ex-presidente do Esporte Clube Vitória, aonde teve uma passagem vitoriosa, tanto no campo administrativo como no futebol, vencendo quase todos os campeonatos baianos que disputou. Até aí tudo bem!

 

Só que, a mentalidade da direção continuou a mesma. Fizeram uma reunião em abril/maio com o Conselho deliberativo, para aprovação dos novos estatutos, aonde a velha aspiração da nossa torcida, eleição através do voto direto, foi aprovada unanimemente, onde eu próprio lá estava, e dei um voto de confiança ao novo presidente, acreditando naquilo que estávamos fazendo.

Até hoje, 22 de setembro, 5 ou 6 meses depois, não foi convocada a Assembléia geral para sua aprovação. Novo engodo!!!!

 

Quanto a parte administrativa, é inegável a melhora dos campos de treinamento do Fazendão, assim como o departamento de Fisiologia, Fisioterapia, musculação, etc, mas houveram erros cruciais no departamento de futebol.

 

Contratado o técnico Galo, logo após ter perdido o campeonato baiano e ser desclassificado da Copa Brasil, ali sim de imediato tinha sim, que ter mudado a direção técnica, mas com cautela, ms não tínhamos sequer nem um auxiliar para comandar os treinos do ECB, durante esta escolha, tanto que tiveram  que chamar o nosso bi campeão brasileiro João Marcelo, as pressas, para pelo menos continuar o péssimo trabalho feto por Galo.

 

Daí em diante, houve uma serie de erros grotescos, falhas que não cabem mais em uma equipe profissional de futebol.

 

Quanto as contratações de mais de 43 jogadores, durante este ano, foram realmente ridículas. Dizer que não quer Ramon (que fez os gols do titulo do Vitória em cima do nosso Bahia) por ele ser "velho" e contratar nos extertores do campeonato brasileiro, Paulo Izidoro, realmente é para se pensar o que este homens entendem de futebol. Dispensar Marcelo Ramos, pelo mesmo motivo, (tricolor nascido no ECB), e contratar um tal de Lima, Richalyson, etc, é querer fazer de nós torcedores verdadeiros imbecis, que na opinião deles, nada entendemos de futebol. Eles é que entendem, e o nosso glorioso antes esquadrão de aço, desabando vergonhosamente para a serie C, o verdadeiro inferno do futebol brasileiro.

 

O Esporte Clube Bahia hoje necessita de um presidente PRESENTE, 24 horas do dia dentro do Fazendão, que só pense no nosso Clube, e não de um presidente que só pode estar presente de sexta feira até segunda; e neste espaço de tempo de sua ausência quem gere o Bahia??????????

 

De um diretor de futebol, profissional, mas que ame as cores  tricolores, pois de outra forma, perdendo ou ganhando, qual o sentimento de um diretor que não nutre a menor simpatia pelo Clube . Muito pelo contrário. Sempre o detestou. É um homem competente, sério, mas infelizmente é rubro negro.

 

Você acha, que no final de um primeiro tempo em que o Bahia esteja perdendo, este diretor vai descer no vestiário, como fazia nos tempos do Vitória para exigir amor ao Clube, dedicação? NUNCA!!

 

Acho que, no momento, visto a situação em que o nosso ECB se encontra, temos que nos unir e aboiá-lo, com toda força e amor que temos pelo nosso Clube, mas acabado este Campeonato, teremos sim, que nos reunirmos, TODOS, SEM EXCEÇÃO, para avaliarmos o destino do nosso Tricolor, e não deixarmos nas mãos de pequenos grupos que podem até ter boas intenções, mas está levando o esquadrão definitivamente para o FIM.

 

AVANTE BAHIA, QUE VOCE É MUITO MAIOR QUE TODOS NÓS!!!!

 

 

Jorge Pires é empresário e sócio do Esporte clube Bahia


Whatsapp

Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade