TV RÁDIO
Buscar

Brasileirão ou Brasileilusão?

por Ubiratan Menezes em 12 de Junho de 2010 00:06

Desde 2003 a CBF adotou o sistema de pontos corridos como formula de disputa do campeonato brasileiro de Futebol e de lá para cá o Vitória é o clube que se destacou ocupando no Ranking um 10º lugar. Isso mesmo, um décimo lugar. Sabemos que o Norte e Nordeste do país historicamente são regiões excluídas na divisão do bolo das riquezas sociais, das politicas publicas de crescimento e que tem sido relegada a segundo plano, portanto, no caso do futebol a era dos pontos corridos, tem até aqui aumentado o forço das desigualdades no Brasil.

Em 2003, tivemos a participação de quatro representantes: Bahia, Vitória, Paysandu e Fortaleza. Nesse ano o Bahia caiu para a segundona e até hoje peleja para voltar à elite. No ano seguinte foi a vez do Vitoria ser rebaixado, ficando apenas o Payssandu do Pará como representante do norte. 2005, foi o Paysandu o último dos moicanos a cair para a segundona, neste ano o Fortaleza ascendeu à elite e se manteve para a temporada seguinte. 

O no agora é 2006, nessa edição, o fortaleza bateu e voltou à segundona e ainda contou com a companhia do Santa Cruz que sofreu do efeito iôiô. Vale registrar que o funil ficou ainda mais apertado a partir de 2006 quando foi reduzido para 20 o numero de times na série A, continuando o numero de 4 para o descenso. Em 2007, com tres representantes, a saber: Sport Nautico e América- RN. O nordeste se notabiliza com o feito inédito de ter somado apenas 17 pontos em toda a cometição e o grande feito foi responsabilidade do América de Natal. Lamentavel!
 
Em 2008, outro feito, dessa vez consideramos positivo, representados por Sport, Nautico e O leão da Barra que finalmente conseguiu retornar depois de ter chega à terceirona, passado duas vezes pela segundona. Acreditem... 2008 marcou o ano em que não tivemos rebaixados do norte-nordeste. Do norte se quer tivemos representante. Em 2009, tivemos apenas o Rubro negro Baiano pois Nautico e Sport desceram de mãos dadas e agora lutam para voltar à serie A. No atual campeonato somos representados pelo Ceará e o Vitória
 
Considerando ainda o disparate economico entre os clubes, no volume de negocio anual, times como Corinthians, Flamengo e São Paulo batem a casa dos 25 milhões ano, por aqui o Vitoria em dieta braba, movimenta cerca de 2,2 milhões/ano e é o maior volume do nordeste. 
 
Diante dos fatos, é possível afirmar que a formula e a distancia entre os clubes não favorecem que nós da parte alta do país tenhamos chances reais de conquistar um título de campeão brasileiro. Os fatos narrados põe em xeque a matemática que sinaliza que todos partem em condições iguais. Que igual nada. 
 
Por outro lado, o quadro acima convoca os representantes do nordeste a reagir e se possível mudar as regras gerais do jogo que não são justas e nem igualitária. Por aqui, nesse momento declaro que Apaixonado pelo Vitória, torcerei para o Ceará na primeirona e para todos os clubes do norte e nordeste que disputam a divisão de acesso. Torço para que os da primeira se mantenham e subam quatro da parte segregada do pais.


Ubiratan Menezes é Mestre em Educação Física, professor da UNEB de Alagoinhas e torcedor do Vitória

Whatsapp

Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade