TV RÁDIO
Buscar

Carta ao Sr. Alexi Portela

por Benjamin josé Pereira e Silva em 01 de Dezembro de 2009 20:18

Sr. Alexi Portela,

 

Ninguém em sã consciência há de duvidar dos seus propósitos em relação ao Esporte Clube Vitória, bem como do seu ato de heroísmo em assumir um clube falido e botar do próprio bolso (mesmo a título de empréstimo) para soerguê-lo. Porém Sr. Presidente, se queremos um Vitória maior e mais forte como merecemos, algumas medidas tem de ser tomadas e o Sr. Contará com meu apoio e de grande parte da torcida caso as tome.

 

Em primeiro lugar é preciso profissionalizar o Departamento de Futebol. Há muito, nem na várzea o amadorismo vence. Exemplo disso é o Campeonato Intermunicipal de Seleções que a cada ano se profissionaliza mais, não é à toa que muito embora haja um grande número de participantes, são sempre as mesmas seleções que chegam às fases finais.

 

Digo profissionalizar Sr. Presidente porque não há como obscurecer o nosso amadorismo. Porque se o Vitória tivesse uma gestão profissional alguns jogadores com comportamento de moleques não mais vestiriam a camisa do clube, bem como treinador não faria o que bem entendesse com escalação sem critérios ou ainda ousaria interferir nas decisões da Diretoria.

 

Tomemos o Palmeiras como exemplo: Quando Luxemburgo que é uma das sumidades nacionais como treinador e não apenas um técnico emergente, quis dar palpite fora da sua área de atuação no caso da venda de Keirrisson, a diretoria o demitiu. E no episódio da briga entre Maurício Ramos e Obina, mesmo sendo o primeiro patrimônio do clube e o segundo um dos melhores jogadores em termos de resultados no atual elenco, rescindiu contrato de ambos sem pestanejar, mesmo sendo eles titulares e com o clube ainda vivo na disputa pelo título.

 

Isso acontece porque para a diretoria palmeirense o clube é maior que qualquer funcionário e isso se chama respeito às tradições, coisa que por aqui não existe e por isso temos que aturar malcriações, pitis e pirraças de jogadores e treinadores medíocres.

 

Outra coisa importante e que não vai direcionada ao Sr. mas a boa parte da nossa torcida é que a diretoria alviverde teve o apoio dos torcedores, enquanto aqui ainda temos os fãs incondicionais e apaixonados de treinadores, jogadores e diretores. Quando passarmos a torcer pelo Vitória e não para pessoas que prestam serviço ao Clube, sejam elas diretores, técnicos ou atletas, poderemos pensar em sermos grandes.

 

Não digo isso pelo resultado de ontem, pois em momento algum imaginei que ganharíamos do Fluminense, muito embora não esperasse sofrer uma goleada, mas penso que o Sr, tem culpa nisso porque desde quando decidiu que o treinador não mais ficaria (decisão acertada, mas prematura ao meu ver, pois poderia ter esperado o final do campeonato), deveria ter designado Ricardo Silva para comandar o elenco ou então contratado outro que venha assumir o clube em 2010, conforme fez o Sport, que trouxe Givanildo de Oliveira para comandar o time na fase final, escalando os atletas que ficarão para o ano que vem e dispensando todos os demais que não interessam já projetando o ano vindouro e a disputa da série B. Isso se chama planejamento.

 

Com a estrutura que temos sonhar com título é simplesmente sonhar. Quer queiram ou não ainda somos pequenos e teoricamente já começamos o campeonato abaixo dos 4 grandes de São Paulo, dos 3 do Rio, dos 2 de Minas, dos 2 do Rio Grande do Sul e do Goiás. Então, por essa lógica, disputávamos mesmo era com Avaí, Santo André, Barueri, Coritiba, Atlético Paranaense, Náutico e Sport que estão no mesmo nível técnico e financeiro nosso. Ficar ao final em 12º seria uma posição aceitável, desde que honrássemos a camisa e respeitássemos as tradições do clube e não terminarmos  a competição de forma melancólica brincando com a torcida e maculando a imagem do clube.

 

Quanto ao Planejamento financeiro para o ano que vem Sr. Presidente, penso que o Sr. está certo em dar um basta nas gastanças desenfreadas e que isso não significa que com um orçamento menor teremos um time fraco, porque se deixarmos de gastar dinheiro contratando os pacotões de atletas indicados por empresários amigos, trazendo apenas reforços necessários para as carências do clube o orçamento será suficiente. O Sr. que está no dia a dia do clube arcando com o ônus dos desmandos, mais que ninguém é que verdadeiramente sabe o que acontece.

 

Porém para contratar bem é preciso que isso seja feito por alguém que conheça do assunto e não por quem faz aposta pessoal ou contrata por vídeo. Para relembrarmos rapidamente algumas das muitas contratações infrutíferas para o time, mas que com certeza renderam muito para alguém, só este ano tivemos já dispensados:

 

Zagueiros: Nelson Saavedra, Luiz Henrique, Thiago Gomes e Marco Aurélio.

 

Laterais: Bosco, Roque, Nill, Luciano Almeida e Ernandes.

 

Volante: Xavier (que veio para saldar dívidas)

 

Meias: Rafael Bastos, Cristian e Reina

 

Atacantes: Jajá, André Luis, Washington, Nadson e o saudoso Neto Baiano.

 

Quanto dinheiro desperdiçado em salários e rescisões contratuais... Com certeza com o dinheiro gasto com esses bondes poderíamos fazer um time competitivo contratando melhor. Então para almejarmos um  2010 mais proveitoso e econômico é bom promovermos uma faxina no atual elenco, separando o joio do trigo e mandando embora os chinelinhos, os miguezeiros, os desagregadores e formadores de panelinha, além é claro dos pernas de pau.          

 

Espero que o Sr. continue na presidência do Vitória porque não vejo ninguém melhor para tal papel, além de que nunca é demais perguntar: por que os amigos do clube que agora se arvoram a ser candidatos não quiseram assumir quando estávamos no fundo do poço ? Aonde estavam eles ?  O Sr. é bom moço e é preciso que entenda que nas entrelinhas e nos subtefúrgios do futebol há muito mais coisas do que se possa imaginar.  O ex presidente (toc, toc, toc) fez muita coisa ruim, mas algumas das suas medidas eram e continuam sendo necessárias para que não transformem o Vitória na casa da mãe joana. É só o Sr. saber discernir o que é bom e o que é ruim no legado deixado por ele.

 

Para finalizar é bom que entendamos que amigo e patrimônio do clube é o torcedor que compra ingresso e camisa para ir ao estádio, ou seja, paga para torcer. Diretor, jogador e treinador não paga ingresso, não paga passagem para assistir aos jogos fora, não pega ônibus ou fila para ir ao estádio e o melhor de tudo ainda recebe para fazer o que faz, portanto fazer bem feito não é mais que obrigação deles.

 

Por um Vitória melhor e mais forte sempre, sem esse bando de sanguessugas, oportunistas e mal caráteres que infestam o rubro negro e que ao invés de envergar, o que fazem mesmo é envergonhar a camisa que vestem.

 

Saudações Leoninas !!!

 

Benjamin josé Pereira e Silva

[email protected]

 

 


Whatsapp

Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade